Turistando - Minas Gerais Guapé


A sexta-feira chegou !!!! O verão chegou !!!! 21.12.2018 é Verão...e com ele vem aquela vontade de viajar, de sair da rotina....ainda mais assim perto das férias, feriado prolongado chegando......a vontade de conhecer um lugar diferente aumenta. E pensando nisso no post de hoje vou mostrar um cidadezinha no interior de Minas que visitei recentemente: Minas Gerais Guapé 

Foto: Prefeitura Municipal de Guapé 
   Vamos conhecer um pouquinho da história dessa cidade:

---------x-----------x-------x-------x---------x-------x------x------x------x------x-------x-------x------x------
Minas Gerais Guapé é um  município brasileiro do estado de Minas Gerais. O município é localizado no Sul de Minas e é banhado pelo Lago de Furnas. Sua história se divide em duas partes: antes e depois das águas de Furnas, devido à inundação de parte do município na década de 1960 para construção de uma usina hidrelétrica.

A construção de uma represa, para instalação da Usina Hidrelétrica de Furnas, idealizada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek no fim dos anos 50 (criada em 1957 com fechamento das comportas em 9 de janeiro de 1963), provocou a inundação boa parte do município, além da própria cidade. 

Com a formação do lago, boa parte da cidade ficou submersa. Até parece uma ironia, o nome da cidade que significa “caminho na água” iria com o enchimento do lago ficar parcialmente tomada pelas águas. 

Com o fechamento das comportas as águas subiram rapidamente e estava instalado o caos na cabeça do Guapeenses, tanto na zona urbana quanto na zona rural. 

Os proprietários não foram indenizados de forma satisfatória, houve uma subvalorização das propriedades, isto sem falar no impacto cultural.No dia 19 de janeiro de 1963, as águas atingem as partes baixas de Guapé, na altura do prédio dos correios, situado a 100 metros da Matriz de São Francisco de Assis.                                                                                                                                                                  
---------x-----------x-------x-------x---------x-------x------x------x------x------x-------x-------x------x------

Minas Gerais Guapé é pequena, o centro é apenas de uma única rua com o comércio e uma feira livre. Ela é rodeada de rios e cachoeiras. Fomos visitar meu irmão e minha cunhada que moram na cidade. 

Chegando na cidade já fomos conhecer um lugar lindo, o Parque Ecológico do Paredão. 


Foto: Keepsporting
O local possui área para Camping, churrasco, e também têm um restaurante muito bom. 
Mas o ponto alto do local são as cachoeiras. Você têm acesso a três lindas cachoeiras: 


Acesso as cachoeiras 
Primeira cachoeira 


Segunda cachoeira
 (e a melhor para banho)

Vista da terceira cachoeira
Em Minas Gerais Guapé passamos o dia nessas cachoeiras. Você paga R$ 20,00 por pessoa e aproveita toda a estrutura do local. Vale muito a pena, além de lindas cachoeiras, você aproveita a natureza. 
   
A tarde fomos fazer a travessia de Guapé a Furnas, só para andar de balsa mesmo kkkkk. 
A vista é maravilhosa e você não paga para fazer a travessia a pé. Ainda no final da tarde ganhamos um lindo por do sol. 


Balsa que liga Guapé a Furnas
Lindo pôr do sol
Amamos essa cidade. É uma cidade calma, tranquila para você descansar da vida agitada da cidade grande. Fica próxima a Capitólio, é uma região cercada por montanhas, rios, cachoeiras....e muito mais!!! Ahhh não deixe de ver o post que fiz sobre Capitólio.

Espero que tenham gostado dessa nossa dica de viagem....vale muito a pena conhecer a região.
Aproveitem o Verão !!!
Até o próximo post. 











 

Nenhum comentário:

Editado por: Priscila Meneses . Tecnologia do Blogger.